Funchal

Funchal
O Funchal é a capital do arquipélago da Madeira, em Portugal. Possui colinas como pano de fundo e é conhecido pelo seu porto, os jardins e as adegas de vinho da Madeira. A centenária Sé do Funchal, com misturas dos estilos gótico e românico, é notável pelo seu teto em madeira esculpida. Em frente ao porto, encontra-se a Fortaleza de São Tiago, construída no século XVII. Agora, alberga o Museu de Arte Contemporânea, com uma vasta coleção de obras portuguesas.

Lingua: Portuguesa
Área:76,25 km²
População: 111 541 (2011) Organização das Nações Unidas
Moeda: Euro

O que visitar:
MUSEUS NO FUNCHAL – Museu A Cidade do Açúcar, Área Museológica do Palácio Lourenço, Museu de Arte Sacra, Photographia – Museu “Vicentes”, Museu Quinta das Cruzes, Casa-Museu Frederico Freitas, Museu de Arte Contemporânea, Madeira Story Centre, Blandy ́s Wine Lodge, Núcleo Museológico do Bordado Madeira e o recentemente inaugurado Museu Cristiano Ronaldo.
IGREJAS NO FUNCHAL – Os 500 anos da diocese do Funchal que se celebram em 2014, são testemunho da importância que a Igreja tem na história da cidade. É natural que o património edificado seja muito relevante e por isso incontornável para esta cidade. A construção de igrejas ao longo dos séculos resulta, nos dias de hoje numa bela documentação sobre a nossa história, sendo as principais: a Sé Catedral do Funchal , a Igreja do Carmo, a Igreja do Colégio (Igreja de São João Evangelista); a Igreja de São Pedro; a Igreja de Santa Clara (aumentada no final do século para ficar integrada no Convento de Santa Clara); a Igreja Inglesa (Igreja Anglicana no Funchal), a Igreja do Socorro e a Capela do Corpo Santo.
O MONTE – Se vier ao Funchal é absolutamente obrigatório visitar a freguesia do Monte. Situada a 550 mt de altitude, esta é provavelmente a mais romântica das freguesias da capital da Madeira. Há 160 anos atrás um habitante da zona do Monte, decidiu explorar um meio de transporte radical. Colocou um cesto de vimes por cima de dois rústicos skis de madeira, em dez minutos o famoso cesto fazia a descida até ao centro funchalense. Os travões? Dois homens agarram o carrinho através de cordas, muita força braçal e botas super resistentes! Hoje, esta continua a ser uma das atrações turísticas mais genuínas da cidade do Funchal.
Para a subida à freguesia recomenda-se utilização de uma tecnologia bem mais recente: o teleférico. Os modernos teleféricos partem da baixa do Funchal e permitem desfrutar uma paisagem esplendorosa até ao Monte.
JARDINS DO FUNCHAL – Uma das melhores características que o nosso destino tem, é o clima subtropical ameno. A combinação entre este clima espetacular e os solos férteis da ilha, dão origem a uma grande variedade plantas tropicais e subtropicais que podem ser encontradas em Parques e Jardins na cidade do Funchal. O Parque Santa Catarina é o maior da cidade do Funchal, mas os mais pequenos não deixam de ter o seu encanto e muitas vezes apresentam as plantas com uma placa identificativa onde constam o seu nome comum e científico, a sua família e o local de origem.
O Jardim Botânico está também no topo das prioridades nesta que é a ilha das flores! Aqui, o visitante é convidado a descobrir o fascinante mundo das plantas ao longo de jardins organizados em coleções específicas e a admirar o modo como através delas a vida se manifesta na natureza.
Poderá ainda descobrir muitos outros jardins: o Jardim da Quinta das Cruzes, o Jardim da Quinta do Palheiro Ferreiro, o Jardim da Quinta Magnólia, o Jardim da Quinta Palmeira, o Jardim da Quinta Vigia, o Jardim da Quinta Vila Passos, o Jardim de Santa Luzia, o Jardim do Amparo, o Jardim do Núcleo dos Dragoeiros, o Jardim Orquídea, o Jardim Tropical Monte Palace, o Quinta Jardins do Imperador (antiga Quinta Gordon ou Cossart) e outros mais.
O MAR DO FUNCHAL – O Funchal é uma cidade rendida ao Mar, que naturalmente é o ponto de referência para qual a maioria das construções da cidade estão viradas. E não só. No Funchal vive-se intensamente o mar. Ao longo de todo o ano poderá frequentar as praias que existem ao longo da costa da cidade do Funchal.
Para os mais radicais existem várias opções como por exemplo os mergulhos na Reserva Natural do Garajau, conhecida pela elevada limpidez das suas águas (permitindo observações a mais de 20 metros de profundidade). A Reserva possui elevada biodiversidade com uma riqueza ictiologia muito significativa. Pela sua localização geográfica e principalmente pela sua riqueza biológica e águas transparentes e limpas, apresenta grande aptidão de utilização do ponto de vista recreativo, educativo e científico.
Existe ainda uma oferta muito alargada para conhecer as espécies marinhas residentes na baía do Funchal das quais as mais emblemáticas são os golfinhos e baleias, que podem ser vistas diariamente ao largo da cidade. Os desportos náuticos como windsurf, vela entre outros são também oferecidos em vários clubes e hotéis do Funchal. Ainda para quem gosta de se sentir perto do mar, o Passeio Público Marítimo é aconselhável. Vai desde a cidade do Funchal até Câmara de Lobos e na maior parte do percurso, este é acompanhado por espécies da flora madeirense, jardins, relvados e bancos que permitem relaxar e desfrutar a vista sobre o imenso Oceano Atlântico.
GASTRONOMIA MADEIRENSE – A gastronomia é outro ponto importante no nosso destino. A cidade do Funchal não o desapontará com os imensos restaurantes desde a zona histórica à zona mais movimentada da cidade. Ingredientes locais e receitas simples são o segredo da cozinha madeirense: a Espetada em Pau de Louro grelhada ou em carvão, o Milho frito, a Carne em vinho-e-alhos, o Bolo do Caco, as Lapas frescas regadas com manteiga e limão, as Ovas e o Filete de Espada com molho de Maracujá ou banana, o Bife de Atum, os doces com iguarias tradicionais como a Queijada ou o Bolo de Mel e acima de tudo, o nosso vinho! O Vinho Madeira!

Registe-se na nossa NEWSLETTER

Subscreva a newsletters e receba ofertas que a PTOTravel teme prepara para si!
    SUBSCREVA
    Concordo com os termos e condições