Ilhas de Cabo Verde

ILHAS DE CABO VERDE

Cabo Verde que dá nome ao país não se situa neste, mas a centenas de quilómetros a oeste, no Senegal. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e, sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975. Na cultura de Cabo Verde destacam-se:Língua. A língua oficial é a portuguesa, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano (criol, kriolu). Cabo Verde é formado por dez ilhas (nove habitadas) e cada ilha tem um crioulo diferente.

DICAS DE VIAGEM

Passaportes e Vistos: para viajar em Cabo Verde é necessário um passaporte com validade de pelo menos 6 meses e “Visto de Entrada” obtido nos consulados e nas Embaixadas de Cabo Verde.
Transportes: para deslocar-se de uma ilha para outra o meio de transporte mais confortável e mais rápido é o avião. Também pode deslocar-se de barco, que é muito mais barato, mas também é mais lento. Para deslocar-se dentro de uma ilha pode usar táxis ou o chamado transporte interurbano de passageiros, que funciona por iniciativa privada e é praticado por veículos ligeiros, carrinhas comerciais de 15 lugares (as “hiace”) ou pick-up de caixa aberta (conhecidas por “juvita”). Esta espécie de táxis coletivos só saem quando estão cheios. Outra alternativa é viajar de autocarro.

Clima: o arquipélago de Cabo Verde situa-se numa zona que se caracteriza pelo seu clima árido ou semi-árido. As temperaturas de Inverno variam entre 19 e 24 graus, enquanto que no Verão são entre os 24 e 30 graus. A estação chuvosa ocorre entre os meses de Agosto e Outubro.

Moeda e câmbio: a moeda oficial de Cabo Verde é o escudo cabo-verdiano (CVE). Nos aeroportos de Sal e Praia, pode trocar o seu dinheiro por CVE. Pode também troca-los em bancos nas principais cidades do país. As maiores cidades possuem também multibancos que aceitam Visa e MasterCard. Nas ilhas do Sal e Boavista, são aceites euros, embora o troco possa ser dado em escudos. Os hotéis de luxo aceitam cartões de crédito. Tudo o resto, espere pagar em escudos.

Língua: a linguagem oficial é o português. O crioulo (uma mistura de português e palavras africanas) é muito falado. O inglês também é entendido por alguns, embora o francês seja a terceira-língua.

Diferença Horária: a diferença horária em Cabo Verde, é menos uma hora do que em Portugal durante o horário de Inverno (Outubro a Março) e duas horas a menos durante os restantes meses.

Recomendações para a saúde: para viajar para Cabo Verde, não precisa de qualquer seguro médico ou vacina obrigatória. No entanto, a vacina contra a febre amarela é recomendada e deverá também conferir se tem a vacina contra o tétano e a poliomielite. Também é recomendado evitar o consumo de água da torneira e cubos de gelo.

CONHEÇA EM DETALHE OS NOSSOS PRODUTOS

Santiago

Santiago

Maior ilha de Cabo Verde, um arquipélago vulcânico ao largo de África Ocidental. É conhecida pelas praias, a cultura crioula portuguesa/africana e pelo papel que assumiu no comércio de escravos.

São Vicente

São Vicente

São Vicente é a capital cultural de Cabo Verde, tem praias muito bonitas, por todo lado existe música ao vivo e festivais com os melhores artistas locais e internacionais, um povo acolhedor, simpático e cheio de energia.

O QUE TEMOS POR LÁ

Registe-se na nossa NEWSLETTER

Subscreva a newsletters e receba ofertas que a PTOTravel teme prepara para si!
    SUBSCREVA
    Concordo com os termos e condições